(41) 3288-1828 [email protected]

Quando o assunto é manutenção ou melhorias para sua casa, escritório ou empresa, escolher o aparelho de ar-condicionado também é uma decisão importante e que pode influenciar a rotina das pessoas. Além da marca do aparelho de ar-condicionado, da potência do aparelho de ar-condicionado e das condições de garantia e instalação, o tipo de ambiente, a circulação de pessoas e os objetivos da climatização são fatores que influenciam a escolha. Não importa se é a primeira vez que você vai escolher aparelho de ar-condicionado para seu ambiente, ou se já tem ar-condicionado instalado. É bom prestar atenção nestas dicas para garantir qualidade, eficiência e custo x benefício. Por isto, se você quer saber mais sobre o assunto, este artigo foi feito especialmente sobre tudo o que você precisa saber antes de escolher seu ar-condicionado.

Analise o ambiente e a potência do aparelho de ar-condicionado

Uma das principais perguntas quando o assunto é escolher o ar-condicionado ideal é o local onde ele estará instalado. Se você precisa de um ar-condicionado com uma potência para climatizar um ambiente maior, como uma área de colaboradores de uma empresa ou então, uma clínica de saúde, o ar-condicionado do modelo de ar-condicionado central é uma ótima ideia. Na prática, o modelo de ar-condicionado central conta um coma condensadora e várias evaporadoras e isto faz com que a climatização do ambiente seja melhor distribuída. Agora, se você mora em uma kitnet e o no seu quarto, por exemplo, a temperatura é um problema, um aparelho de ar-condicionado portátil pode resolver o problema de forma simples, prática e econômica.

Uma opção bem atrativa antes de escolher o aparelho de ar-condicionado é calcular a potência do ar-condicionado conforme os BTUs. Confira o tópico abaixo para calcular a potência do seu.

Potência do ar-condicionado x cálculo de BTUs

Todo ar-condicionado tem uma variável de BTUs. Mas você sabe o que significa este termo na prática? No inglês, British Thermal Unit, no português, Unidade Térmica Britânica e na vida real, é a medida que vai determinar a potência de refrigeração do aparelho de ar-condicionado. Na hora de escolher o ar-condicionado, analisar o BTU é uma forma de garantir a potência ideal para seu ambiente e evitar o gasto de dinheiro desnecessário.

Geralmente, para um cômodo ficar climatizado, o ideal para refrigeração são em média 600 a 800 BTUs por metro quadrado. Quando o ambiente não tem muito sol, a base indicada é de 600 BTUs e 800 BTUs são mais indicados para locais nos quais a luz do sol incide diariamente. Outro fator a ser considerado é a circulação de pessoas no local.

Vamos para um exemplo prático. Se você deseja instalar um ar-condicionado em um ambiente de 15 m², para duas pessoas e neste local não há muita incidência do sol, a conta fica em 600 x 15 + 600 = 9600. O resultado é medida indicada, ou seja, o número de BTUs para o aparelho de ar-condicionado cumprir sua função.

Gostou? Confira os produtos e serviços da Ar & Clima e converse com nossa equipe!

× Entre em contato já!