Este artigo tem objetivo de contribuir com relação a importância da manutenção do ar-condicionado. O ar-condicionado climatiza ambientes e, além disso, funciona como filtro purificador de ar. Por isso, é imprescindível fazer a manutenção do ar-condicionado.
O ar-condicionado faz parte da vida de muitas pessoas sendo um dos itens principais de residências e comércios. Ainda assim, com as condições climáticas do país, seu uso está em crescimento.
Acontece que não só com a chegada do verão quando a população tende a usar muito os aparelhos, como também no inverno quando está em desuso, é preciso ficar atento a manutenção do ar-condicionado.
Não basta só instalar o aparelho e desfrutar. A manutenção do ar-condicionado feita de forma preventiva e periódica é importante uma vez que os filtros acumulam impurezas.
A saber: a falta de manutenção do ar-condicionado causa problemas como má qualidade do ar, menos eficiência, maior consumo de energia e problemas de saúde por fungos, ácaros e bactérias.
O inverno é uma boa época para a manutenção do ar-condicionado, contudo, os usuários deixam para o verão quando os profissionais estão com as agendas lotadas e o preço está alto.
Igualmente há quem deixe a manutenção do ar-condicionado para quando há odor, vazamento, baixo resfriamento, filtros sujos ou aumento de energia. Porém, esses são sinais de manutenção urgente.
Assim, a manutenção do ar-condicionado foi sancionada em janeiro de 2018, obrigatória como Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para edifícios públicos ou coletivos. Seu objetivo é investigar, corrigir e prevenir problemas de saúde. Todas as edificações que instalarem equipamentos devem seguir esta legislação.
Por que realizar a manutenção do ar-condicionado?
Economia
Quando o aparelho está sujo sobrecarrega o compressor para resfriar o ambiente, então consome mais energia elétrica. Outras economias serão com os consertos ou troca do aparelho.
Ar saudável
Inegavelmente sem higienização há sujeira, fungos, mofo e bactérias que causam problemas respiratórios e alérgicos, além de dores de cabeça e pele ressecada.
Vida útil
Um equipamento bem cuidado pode funcionar mais de 10 anos. A princípio, grande parte dos aparelhos precisa de reparos de tempos em tempos. A manutenção do ar-condicionado previne a ferrugem e corrosão e não deixa a sujeira obstruir filtros, turbinas e serpentinas.
Aumento da eficiência
Surpreendentemente, aparelhos sem manutenção precisam fazer um esforço 20% maior para produzir a mesma quantidade de ar que uma máquina bem mantida.
- Peças sob garantia
Algumas empresas oferecem garantia das peças, ao propósito de que se houver imprevistos elas serão corrigidas sem custos.
Como melhorar a qualidade do ar?
- Leia o manual.
- Fique atento aos prazos recomendados pelo fabricante.
- Mantenha portas e janelas fechadas.
- Fique atento ao termostato.
- Realize a manutenção de acordo com as normas da Secretaria da Vigilância Sanitária (SVS).
- Chame um técnico credenciado.
- Cheque todos os itens.
- Realize manutenções mensais, quinzenais e semestrais.
Portanto, agende a visita com um de nossos técnicos credenciados e previna-se!
Há mais de 40 anos a Ar&Clima é especialista não apenas em vendas, mas em manutenção do ar-condicionado nas mais diversas áreas dos segmentos residenciais, industriais e comerciais.
Comentários