(41) 3288-1828 [email protected]

Uma das maiores dúvidas que as pessoas têm quando decidem comprar um ar-condicionado é: Qual deve ser a potência do meu aparelho? Muita gente fica confusa se deve apostar sempre naqueles com BTUs mais altos, se talvez não seja melhor economizar buscando menos potente e há quem prefira escutar a opinião de amigos e familiares.

O que muitos talvez não saibam é que existe um cálculo para fazer o dimensionamento correto de ar-condicionado, mais conhecido como cálculo de BTUs.

Neste post vamos explicar o tema ponto a ponto, para que entenda de uma vez por todas como escolher a opção mais adequada às suas necessidades.

O que são BTUs?

Você já deve ter escutado bastante essa sigla inglesa quando o assunto é potência de ar-condicionado.
Ela significa British Thermal Unit. Uma tradução literal para o português seria: “unidade térmica britânica”.

Como dimensionar o Ar Condicionado

O primeiro aspecto que devemos levar em conta para calcular o BTU capaz de refrigerar um cômodo é o tamanho dele. Isso por que são necessários entre 600 e 800 BTUs por metro quadrado. É importante salientar que essa variação fica por conta de incidência de sol no ambiente. Logo, no seu cálculo você pode usar o valor de 600 BTUs onde não há raios de sol diariamente e 800 BTUs em lugares que não recebem mais calor.
Então, depois de medir o cômodo, faça uma estimativa de quantas pessoas frequentam o local, pois isso também influenciará no resultado final. Cada usuário adicional do espaço, exceto você, significa 600 BTUs a mais na conta (ou 800, se houver incidência de sol).

Com esses dados nas mãos já é possível calcular os BTUs ideais para refrigerar o seu ambiente. A fórmula é bem simples, veja:

(BTUs x área do ambiente) + (BTUs x nº de pessoas adicionais) = Potência Ideal

Para deixar mais claro, vamos aplicar o cálculo usando como exemplo um ambiente sem incidência de sol, com 15m2 e que receba 3 pessoas todos os dias.

(600 x 15) + (600 x 2) = 10.200

Ou seja, você deve adquirir um aparelho que comporta, aproximadamente, essa capacidade para ter a certeza de um ar condicionado na medida certa.

Para facilitar a sua vida, criamos uma tabela que também exemplifica esses dados:

Potência mais baixa ou mais alta do que o dimensionado

Sabemos que pode passar pela sua cabeça optar por um aparelho de ar-condicionado menos potente para economizar na compra. Mas é válido fazer isso?

Tenha certeza de que um ar-condicionado abaixo do recomendado pelo cálculo de dimensionamento é uma escolha ruim. Sob essas condições, o aparelho pode apresentar mais problemas com desgastes nas peças, além de gastar mais energia para resfriar ou aquecer todo o ambiente.

Por outro lado, se você é daqueles que prefere apostar em uma potência maior para ter a sensação de que tudo está certo, provavelmente não terá muitos problemas com o desgaste de componentes. Em contrapartida, seu ar-condicionado o gasto de energia pode ser maior (ou bem maior) do que seria com a medida ideal.

Calcule com consciência

Para não se arrepender da sua compra lembre-se sempre de ponderar os fatores que acabamos de expor, evitando aquele cair em chavões como “pecar pelo excesso” ou, pior ainda, acabar no famoso “barato que saiu caro”.

E caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco. A Ar & Clima tem mais de 40 anos de experiência no mercado! Somos especialistas em venda e manutenção e locação de ar condicionado em diversos segmentos como: residencial, industrial, comercial, hospitalar, hotéis, transportes entre outros. Trabalhamos adequados a todas as normas e legislações relacionadas à qualidade, tecnologia e segurança.

Agende agora uma visita e faça um orçamento sem compromisso! 

× Entre em contato já!