Ter um ar condicionado em casa ou no escritório faz uma diferença e tanto no ambiente. Mas você sabia que para aproveitar o melhor desempenho desses aparelhos, a instalação deve ser minuciosa? Pois é, no caso de modelos como o de janela ou split, por exemplo, observar o local de instalação, medir a altura e observar a situação das tubulações (elétrica e hidráulica) é importante. Afinal, qual é a altura ideal para instalar o ar condicionado? O que deve ser considerado nesse momento? Por que é importante contar com profissionais especializados em instalação? Se você está pensando em adquirir um aparelho e não faz ideia de como tudo isso funciona, esse artigo pode ajudar. A Ar & Clima reuniu algumas dúvidas comuns e preparou esse conteúdo. Confira!
Coloque o aparelho em uma posição central
Independente do estilo do ambiente e do modelo do ar condicionado, sempre prefira locais centrais para a instalação. Todo equipamento conta com uma evaporadora e uma condensadora. A evaporadora é a parte interna do aparelho, responsável pela saída do ar. Já a condensadora fica na parte externa e refrigera o ar. Por isso, essa peça precisa estar o mais centralizada possível, de modo que o ar seja bem distribuído no ambiente. O ideal é que o aparelho seja instalado em uma altura de 1,50 m e 1,80 m do chão. Caso seja na parede, a distância mínima é de 0,50 cm. Quando for instalar a condensadora, prefira locais ventilados. Isso ajuda a máquina não reter calor, nem perder rendimento.
Observe aberturas laterais e superiores do aparelho
As aberturas que ficam do lado ou acima do ar condicionado jamais devem ser obstruídas. Isso é necessário para que todas as peças tenham um bom desempenho. Por isso, a espessura máxima desses dois locais é de, em média, 17 cm.
Considere a inclinação do aparelho
Além da altura e das laterais, é importante posicionar o aparelho de ar condicionado em uma inclinação adequada. O ideal é que a água condensada que sai do aparelho consiga escorrer pelo dreno a partir dessa posição. Em paredes nas quais a janela veneziana é obstruída, o ideal é posicionar o aparelho em 45º C, do limite da caixilho até a parede. Já em situações, com circulação de ar mais restrita, é preciso avaliar de forma cautelosa.
Cuide para que o aparelho não saia do lugar
Depois de instalar o aparelho de ar condicionado no local certo com a altura ideal, é preciso fixá-lo. Por isso, uma dica é usar suportes adaptados para o equipamento. Dessa forma, você consegue cuidar melhor do dispositivo e garante também a qualidade da climatização.
Vale a pena investir em uma instalação especializada?
Por mais simples que as orientações possam parecer, uma instalação especializada sempre vale a pena. Afinal, se o aparelho for instalado de forma torta ou sem considerar a tubulação local, as chances disso trazer algum problema são maiores. Tanto para a instalação quanto para manutenção periódica do ar condicionado especialistas conseguem analisar melhor as condições do ambiente e os possíveis problemas na refrigeração.
Além do mais, toda instalação precisa considerar fatores como:
- Estilo da construção;
- Autorizações da edificação;
- Necessidades do ambiente e potência do aparelho;
- Desempenho do equipamento conforme a área;
A Ar & Clima Curitiba está há mais de 40 anos nessa área e tem experiência com instalação e manutenção de ar condicionado nos ambientes mais variados. Por isso, se você está precisando de ajuda e não quer errar na instalação, conte conosco. Converse com nossa equipe pelo WhatsApp agora mesmo
Comentários