(41) 3288-1828 [email protected]

Ter um aparelho de ar condicionado em casa, sem dúvidas é uma ótima alternativa para quem busca conforto. Além de manter o ambiente com a temperatura equilibrada, esse recurso filtra a qualidade do ar e isso pode trazer inúmeros benefícios. Mas como saber qual é o equipamento ideal de acordo com o ambiente da casa? O que considerar antes de escolher um aparelho? Como aproveitar a potência máxima de um ar condicionado sem gastar tanta energia elétrica? Essas e outras dúvidas são comuns antes da escolha e observar alguns detalhes pode ser algo bem útil na decisão. Se você se identifica com essa situação e quer climatizar seu ambiente, continue lendo. A Ar e Clima preparou algumas dicas para te ajudar a escolher o ar condicionado ideal para seu ambiente!

Observe a potência do aparelho e como isso reflete no ambiente

Todo aparelho de ar condicionado tem uma potência que determinará a capacidade de refrigeração. Essa potência é medida em BTUs, cuja sigla traduzida para o português significa Unidade Térmica Britânica. Na prática, a potência é fundamental para escolher um aparelho compatível com a necessidade do ambiente, sem gastos desnecessários. Mas como saber o desempenho de acordo com os BTUs Especialistas recomendam sempre consultar uma tabela de medição específica. Mas, alguns fatores podem ajudar nesse cálculo.
São eles:
● Em ambientes sem tanto sol, a média indicada é de 600 BTUs/m²;
● Em ambientes com incidência do sol, a média é de 800 BTUs/m²;
● A quantidade de pessoas e a frequência de uso do aparelho pode
interferir;

Para exemplificar, imagine uma área de 15m² onde 2 pessoas circulam diariamente. Neste caso, o ambiente não tem tanta incidência do sol. Sendo assim, a potência é a potência base multiplicada pela área e somada com o número de pessoas que estão no ambiente. Ou seja: 600 x 15 + 600 = 9600 BTUs.

Verifique as condições de instalação

A instalação também é um ponto determinante na hora de escolher um aparelho de ar condicionado. Em alguns espaços, como condomínios, por exemplo, não é permitido instalar aparelhos grandes quando não há autorização para modificar o prédio. Então, é essencial que você faça essa análise. Para ambientes amplos, como escritórios, hospitais ou linhas de produção, o ar condicionado central é uma opção. Na prática, esse aparelho conta com uma condensadora e várias evaporadoras – ou seja, há maior capacidade de refrigeração. Mas se o ambiente é menor, como uma sala de visitas ou um apartamento, opções compactas como o ar condicionado portátil são válidas. Além da facilidade de transportar o aparelho, neste caso, não é preciso se
preocupar com a instalação. Outro modelo tradicional é o ar condicionado split, que conta com duas partes, sendo uma interna (responsável pela distribuição do ar frio) e uma externa que é chamada de condensadora. Essa opção dá um pouco mais de trabalho para instalar, mas em compensação tem ótima capacidade energética, não faz ruídos e filtra as impurezas do ar.

Observe as funções tecnológicas

Além da potência e das condições de instalação, você deve considerar
outros fatores antes de adquirir um aparelho de ar condicionado. São
eles:
● Presença da tecnologia inverter (para economizar energia e
reduzir o consumo);
● Funções automatizadas por controle remoto;
● Filtro de qualidade do ar (os que filtram impurezas, bactérias e
impurezas proporciona ótimo custo-benefício para a saúde);
Bateu a dúvida? Fale com a equipe da Ar e Clima Curitiba

× Entre em contato já!