(41) 3288-1828 [email protected]

Na verdade, a resposta para esta pergunta é simples: o melhor ar-condicionado é aquele que se se encaixa às dimensões do local  onde vai ser instalado, além de se adaptar à sua necessidades.

E depois que você tem as informações que precisa sobre o seu cômodo, chega a hora de pesquisar sobre aparelhos de ar-condicionado. Este momento pode ser um pouco confuso, pois vai encontrar inúmeras informações. O que é split? Convencional, Inverter ou VRF? É muito nome para aprender, né?

Sabemos que tomar uma decisão e escolher o melhor modelo fica mais difícil com tantas opções e características únicas. Por isso, preparamos este post. Queremos que a partir dele você possa dar o primeiro passo na direção da sua compra: decidir o tipo de ar-condicionado.

Quais são os tipos de ar-condicionado?

Existem vário tipos, e cada um tem suas particularidades, que influenciam diretamente seus funcionamentos e, inclusive aplicabilidade.

Por exemplo: se está procurando algo de uso individual, o mesmo não serve para os restante dos ambientes. Antes de tomar as sua decisão é importante conhecer todas as opções.

Os ares-condicionados residenciais e comerciais podem ser divididos em três tipos:

  • Ar-condicionado de janela;
  • Ar-condicionado portátil;
  • Ar-condicionado split e suas variações;

Ar-condicionado de janela

Este é o modelo mais clássico. Uma única peça, que é embutida na parede. Simple assim.

Seu funcionamento é através de um sistema de de escape de ar quente voltado para fora e o sistema de ar fresco voltado para dentro. Seu uso é mais indicado para climatizar quartos e ambientes menores.

Esse é o tipo de ar-condicionado mais acessível financeiramente e tecnicamente. Além de ser mais barato que outros tipos, sua instalação é mais simples que a de um modelo de split, por exemplo.

Os ponto negativos do ar de janela são: mais barulho e maior consumo de energia. Isso se deve ao fato desse modelo possuir uma tecnologia mais antiga.

Ar-Condicionado Portátil

Está buscando praticidade? o ar-condicionado portátil é a escolha ideal para você.

Diferentemente de todos os outros aparelhos, este não demanda nenhuma instalação permanente e ainda possibilita seu transporte para qualquer ambiente. Estes são seus maiores benefícios.

A única exigência é a de colocá-lo próximo a uma janela para que ele possa absorver o ar quente do ambiente e ventilar esse ar para fora.

Ar-Condicionado Split e suas variações

Chegamos enfim ao tipo mais popular atualmente, encontrado na maioria das residências e edifícios comerciais. Este aparelho é dividido em duas partes: condensadora e evaporadora.

A primeira é externa e tem como principal função resfriar o ar. Já a evaporadora fica dentro do ambiente e é responsável por distribuir o ar.

Sua instalação é mais complexa, pois as duas unidades devem ser conectadas por tubulações frigorígenas, que fazem o gás refrigerante circular entre as duas partes. Isto acaba demandando uma mão de obra qualificada para realizar a instalação.

Outro aspecto importante de ser mencionado, antes de abordarmos os diferentes modelos de Splits, é o fato desses aparelhos serem fabricados basicamente em duas tecnologias, a convencional e a inverter. E ainda existe uma variação da inverter, que são os sistemas  VRF (Fluxo de Refrigerante Variável).

Convencional x Inverter

A metáfora mais usada para explicar as diferenças diferenças entre o ar-condicionado inverter e o ar-condicionado convencional é de tipos de carro. Funciona assim: Se o ar convencional fosse um carro, seria o equivalente a um modelo popular; Já o inverter seria um super esportivo .

O popular tem uma tecnologia mais acessível, porém sua eficiência é menor e o seu desempenho oscila mais. Ao contrário do  modelo esportivo, que é mais confortável e veloz e ainda consome menos energia.

Voltando aos ares-condicionados, em um modelo convencional ocorre um funcionamento intermitente, com compressor ligando e desligando, para refrigerar o ambiente. A principal consequência desse funcionamento é que o ar-condicionado tem picos de energia, aumentando o consumo de energia, com muito mais variações na temperatura. Basicamente os aparelhos têm um jato intenso de ar, fazendo com quem esteja mais próximo ao equipamento fique mais incomodado e quem está longe passe calor.

No inverter os jatos de ar são mais suaves e contínuos. Assim, o ar  preenche melhor o ambiente. Isso acontece porque o compressor consegue variar sua capacidade e então atingir a temperatura desejada mais rapidamente, mantendo a climatização mais estável e economizando energia elétrica.

Outro diferença entre as duas tecnologia é o ruído emitido pelos seus respectivos compressores. Enquanto os convencionais fazem mais barulho, pois funcionam em alta rotação, os inverters fazem o contrário, pois funcionam em menor rotação.

E para finalizar esse comparativo, vale ressaltar que o  ar-condicionado inverter é menos poluente em razão do gás utilizado no aparelho, o R-410a, que não prejudica a camada de ozônio pois é livre das moléculas de cloro.

Mas e o VRF? Do que se trata?

O VRF é um sistema de múltiplas unidades internas, conectadas em uma única condensadoras (externa), ou seja, é possível climatizar  vários ambientes com um só aparelho. Por isso é indicado para arrefecer edifícios, e não somente um ambiente. Isso permite o controle de temperatura individual para cada ambiente de um edifício.

Você também pode encontrar os sistemas VRF sendo chamados por multi split.

Se fossemos encaixar na metáfora dos carros, o VRF seria como um super esportivo elétrico. Apesar de ser um aparelho alinhado à questões de sustentabilidade não abre mão da sua potência e eficiência.

Então agora que você já entende como são as tecnologias, confira as variações de modelos do ar-condicionado split.

Variações do Split

Split High Wall: o mais usado pela maior parte das pessoas. Esses aparelhos costumam ficar no topo das paredes internas das casas e apartamentos, por isso têm esse nome. A tradução livre do termo seria algo mais ou menos como “alto da parede”.

Piso Teto:  é um ar-condicionado grande e que pode ser usado tanto no chão quanto na parede, por isso o nome. Ele é recomendado para ambientes comerciais, pois conta com um fluxo de ar maior. Sua maior vantagem é a flexibilidade instalação.

Cassete: é um modelo ar-condicionado split que é instalado no teto ou no forro do ambiente. O aparelho suga o ar quente que fica na superfície do espaço e evapora o ar refrigerado, que por causa de sua densidade, se mantém próximo ao o solo.

Agora que você já conheceu todos os tipos e tecnologias de ar-condicionados, está na hora de escolher o seu. Entre em contato conosco, que podemos ajudá-lo nesta etapa e ainda podemos tirar quaisquer outras dúvidas que possa ter ficado.

A Ar & Clima tem mais de 40 anos de experiência no mercado! Somos especialistas em venda,manutenção e locação de ar condicionado em diversos segmentos como: residencial, industrial, comercial, hospitalar, hotéis, transportes entre outros. Trabalhamos adequados a todas as normas e legislações relacionadas à qualidade, tecnologia e segurança.

Agende agora uma visita e faça um orçamento sem compromisso!

× Entre em contato já!