(41) 3288-1828 [email protected]

Como escolher m ar-condicionado em Curitiba

Muitas dúvidas surgem em como escolher um ar-condicionado para seu ambiente.

Seja no verão, assim como no inverno rigoroso, nada supera o conforto do ar-condicionado em Curitiba. Contudo entre os critérios a considerar estão capacidade e modelo. Certamente prever o tempo é uma tarefa árdua. Inegavelmente na capital mais fria do Brasil, os moradores experimentam temperaturas extremas em um único dia, por isso há o aumento na procura de ar-condicionado em Curitiba.

Assim sendo, para te auxiliar na decisão a Ar&Clima explica algumas questões:

Considerações:

  • Primeiramente confira se o imóvel possui entrada para ar-condicionado.
  • Antes de mais nada de atenção a exposição do sol no cômodo e a quantidade de pessoas no ambiente.
  • Evite deixar objetos em frente ao aparelho, pois compromete a eficiência e desperdiça energia.
  • Ao sair desligue o aparelho uma vez que ele consome mais energia ao passar novamente pelo processo de aquecimento ou resfriamento.
  • Acima de tudo feche portas e janelas quando ele estiver ligado.
  • Faça manutenção preventiva e limpeza dos filtros constantemente. Assim você evita sujeira, redução de eficiência e desperdício de energia.
  • Sobretudo, fique atento ao tamanho e peso máximo da unidade condensadora permitida no imóvel.
  • A saber: você precisará planejar uma parte elétrica e hidráulica somente para o ar-condicionado  

BTU

A sigla significa British Thermal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica.De fato, a capacidade da refrigeração é medida em BTUs. Para dimensionar a medida para espaços físicos, em m², é feito um cálculo levando em consideração a densidade e o peso da água. Dessa forma, é o calor ou frio necessário para elevar ou reduzir a temperatura. Nesse sentido quanto maior o número de BTUs, mais potente é o ar-condicionado.

Em resumo não é difícil entender o cálculo do BTU, veja: acrescente 600 BTUs para cada pessoa e equipamento e mais 800 BTUs caso a área esteja exposta ao sol.

Modelo

São três tipos principais:

  • Split

Por certo é o modelo tecnológico procurado por comércios. Funciona em ambientes grandes e pequenos, possui baixo ruído e consume pouca energia. Alocado externamente e internamente, requer ajuda profissional. Há necessidade de um buraco para a passagem das tubulações.

  • Portátil

Utilizado em imóveis que não podem sofrer mudanças estruturais. Indicado para

ambientes pequenos, ocupa espaço físico. É possível movê-lo, mas é necessário ter uma janela para que o ar quente possa ser jogado para fora. Não requer instalação.

  • Ar-condicionado de janela

Nome devido ao espaço que ocupa, feito em um bloco condensador e evaporador ficam no mesmo aparelho. Parte dele fica para o lado de fora, isto é, deixa um buraco na parede. É compacto e recomendado para ambientes pequenos.

Mesmo com as dicas sabemos que são tantos modelos, tecnologias e especificações diferentes que pode haver dúvidas na hora de escolher o aparelho ideal. Sem dúvida nossa dica para o momento em que for escolher um ar-condicionado em Curitiba é chamar um profissional especializado para fazer uma consulta técnica.

De maneira idêntica, há mais de 40 anos a Ar&Clima é especialista não apenas em vendas, mas em instalação, manutenção preventiva e corretiva, locação, projetos e soluções de ar-condicionado em Curitiba nas mais diversas áreas dos segmentos residenciais, industriais e comerciais.

Estamos a disposição para tirar suas dúvidas e atender sem compromisso.

× Entre em contato já!