Se você está precisando fazer a instalação de ar-condicionado gostaríamos de te ajudar a entender alguns pontos super importantes.
Antes um equipamento considerado artigo de luxo, hoje o ar-condicionado tem se popularizado. Contudo, antes de realizar seu sonho, leia neste artigo diversas questões que trazemos a serem consideradas sobre a instalação de ar-condicionado.
A gente sempre te fala aqui que o ar-condicionado é um equipamento indispensável, até porque há algumas pesquisas que afirmam que há, no mundo inteiro, pelo menos um deles em cada casa.
Além de um bom equipamento, a instalação realizada da forma correta é fundamental para o bom funcionamento do sistema. Mas o que você realmente precisa saber sobre a instalação de ar-condicionado?
Leia abaixo os cuidados necessários durante a instalação de ar-condicionado a fim de saber como você deve proceder para garantir o máximo desempenho do seu aparelho:
Equipamento
1- Primeiramente esse é o momento de escolher o modelo que melhor atende sua necessidade. Split, portátil ou de janela.
2- Da mesma forma verifique se ele se adapta em qualquer imóvel: apartamento, residência ou empresa.
3- Confira se o imóvel possui entrada para ar-condicionado ou se há a possibilidade de abrir passagem? A saber: você precisará planejar uma parte elétrica e hidráulica somente para o ar-condicionado. Se estiver construindo, durante instalação hidráulica e elétrica, solicite que a infraestrutura passe pelas paredes.
4- Sobretudo, fique atento ao tamanho e peso máximo da unidade condensadora permitida no imóvel.
5- Escolha a capacidade térmica do equipamento. A sigla significa British Thermal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica. De fato, a capacidade da refrigeração é medida em BTUs. Para dimensionar a medida para espaços físicos, em m², é feito um cálculo levando em consideração a densidade e o peso da água. Acrescente 600 BTUs para cada pessoa e equipamento e mais 800 BTUs caso a área esteja exposta ao sol.
Antes da instalação:
1- Certamente você deve conhecer a estrutura onde haverá a instalação de ar-condicionado.
2- Similarmente defina em qual local, dentro do ambiente, o equipamento será instalado.
3- Posteriormente calcule a carga térmica do ambiente que será climatizado.
4- Fique de olho na instalação elétrica. Qual a tensão que o equipamento precisa para operar e qual a tensão disponível em sua residência. Em edificações mais antigas, por exemplo, você irá precisar de um transformador de potência.
5- Em resumo a instalação de ar-condicionado não é tarefa fácil, pois necessita de muito cuidado, conhecimento técnico e ferramentas essenciais. Para garantir que tudo saia conforme o planejado vale investir na contratação de mão de obra especializada.
Após a instalação:
1- Sobretudo peça ao profissional para realizar um teste de vazamento na instalação. Ele garante que toda a instalação de ar-condicionado foi realizada de forma adequada.
2- Faça manutenção preventiva e limpeza dos filtros constantemente. Assim você evita sujeira, redução de eficiência e desperdício de energia.
E você, já está preparado para as mudanças de estação que está chegando? Lembre-se que somente com a instalação de ar-condicionado você terá a temperatura do ambiente regulada. Afinal, é ele que garante sensação de frescor durante o verão e, se desejar, o clima acolhedor durante o inverno.
Dúvidas sobre Climatização fale com a Ar & Clima, somos especialistas no assunto. Fale já conosco!
Comentários